sábado, 20 de agosto de 2011

Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo
Santa Luisa de Marillac
Vicente de Paulo, filho de camponeses, nasceu em 24 de abril de 1581 em Pouy, aldeia da região Sul da França. Desde pequeno era generoso e gentil com os que tinham menos. Prezava ao ato de dar mais do que o de receber. Ainda jovem foi estudar na cidade de Dax e recebeu sua ordenação sacerdotal aos 19 anos. Vicente sonhava com uma vida de prestigio e de grande projeção social, mas ao ver a pobreza do povo do campo causada pela peste, ele esquece seus planos de ser rico e organiza a Primeira Confraria das Senhoras da Caridade e mais tarde, com a parisiense Luísa de Marillac, viúva, culta e dinâmica, mulher de muita fé e oração que dedicava seu tempo colaborando com suas Obras de Caridade prestando serviços com qualidade, segurança e amor, eles fundam juntos no séc. XVII a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, Servas dos Pobres. Luisa teve um grande amor pelos pobres e ensinou às irmãs à amá-los e a tratá-los com ternura. Vicente foi canonizado em 1737 e declarado Patrono de todas as Obras de Caridade, Luisa foi canonizada em 1934 e proclamada patrona de todas as Obras Sociais. Assim, hoje, a exemplo dos fundadores da companhia, cuja finalidade é o serviço aos pobres, as “Irmãs Vicentinas” são chamadas a servir Jesus Cristo na pessoa dos pobres e dos marginalizados em espírito de humildade, simplicidade e caridade. Devem ter como preocupação primordial, anunciar Jesus Cristo e servir os sofredores com compaixão, ternura, com cordialidade, respeito e devoção, vivendo uma vida de oração e ação, em ajuda ao próximo, atentas aos apelos de Deus e aos sinais dos tempos, tentando responder às necessidades atuais. Na região sul do Brasil, elas são centenas de irmãs em mais de 40 cidades, atuando em várias frentes de trabalho nos cinco continentes. São mulheres que assumiram com fervor a tarefa de ajudar o próximo, e elas transformaram essa ação em missão. Para saber mais sobre o Carisma das Filhas da Caridade e esta ousada proposta de vida acesse o site www.filhasdacaridade.com.br

2 comentários:

  1. Nós Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo nos alegramos neste primeiro domingo de Advento, por estar celebrando festa importantes. Dia 27 dia da Medalha Milagrosa; 28 dia de Santa Catarina Labouré; e dia 29 387 anos de fundação. Damos graças a Deus pelas suas maravilhas.Deus abençõe a todos!

    ResponderExcluir
  2. Hoje comemoramos o dia da Sagrada Família de Nazaré; um dia para refletir sobre o valor da Família com um patrimônio histórico de um valor imensurável; pois sabemos que todos a partir de Jesus, nascemos de uma família.Que Deus abençoe a todos e que todos valorizem a família e nos em apenhemos para construir a paz, a Fraternidade e amor valores deixados por Jesus.

    ResponderExcluir