quarta-feira, 5 de outubro de 2011

CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DO SANTO NOME DE MARIA

        “TUDO PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS A EXEMPLO DE MARIA SANTÍSSIMA.”


D. Wilhelm Bernig

Fundador e Origem da Congregação
Dom Wilhelm Berning nasceu aos 26 de março de 1877, em Lingen, Alemanha, filho do carpinteiro Bernhard Berning e de Carolina Rosemeyer Berning.
Depois dos primeiros estudos do Liceu de sua cidade natal, cursou filosofia, teologia, ciências sociais, línguas orientais e história nas universidades de Münster e Breslau. Foi ordenado sacerdote a 10 de março de 1900 e sagrado bispo a 29 de setembro de 1914
D. Wilhelm Berning era Bispo da Igreja de Osnabrück – Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial. Como bispo procurou concretizar o seu lema “Caritas Cristi Urget” em uma vida repleta de amor e solidariedade pastoral, impregnada por visão ampla e abertura aos problemas de seu tempo.
Ao discernir os meios de melhor atender as necessidades da sua Diocese naquele tempo tão difícil, decidiu pedir auxílio a algumas congregações religiosas; porém sem êxito. Contudo, D. Wilhelm, pessoa de caráter firme e grande fé em Deus, não desanimou, mas persistiu na sua busca.
Nesse período, entre 1912 – 1914 ao eclodir a Primeira Guerra Mundial em 1914, um grupo de religiosas alemãs encontravam-se no noviciado das Irmãs Missionárias Maristas em Lyon, na França e tiveram que retornar à Alemanha.
Sem qualquer expectativa de retorno, o grupo decide buscar orientação do Bispo Diocesano de Osnabrück. D. Berning descobriu nesses acontecimentos o Projeto de Deus para realizar o seu plano de fundar uma congregação religiosa para as tarefas da “Diáspora” e das missões.
E assim nasce – em 25 de março de 1920 – a nova Congregação inspirada por uma orientação missionária-mariana para colaborar na conservação e propagação da fé católica nos territórios da Diáspora da Diocese e também em missões estrangeiras.
Vivenciando o lema: “Tudo para a maior glória de Deus a Exemplo de Maria Santíssima”, numa atitude fundamentalmente mariana, as Irmãs procurem servir os homens e mulheres e conduzi-los à liberdade e à alegria de fé através dos trabalhos pastorais paroquiais e diocesanos, sociais, educacionais, bem estar e da saúde.
As seis primeiras Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria chegaram no Brasil no dia 12 de julho de 1956. A Congregação foi convidada ao trabalho missionário no Brasil pelos padres Jesuítas que trabalhavam na Paróquia São José Operário, em Maringá, no Estado do Paraná. Portanto, as Irmãs fixaram residência na Paróquia São José Operário, tendo como objetivo principal o trabalho Pastoral Paroquial, Enfermagem e Educação.
Espiritualidade e Carisma
A experiência de fé que Dom Berning viveu é a medula da espiritualidade da Congregação. E foi na Palavra de Deus, especialmente no Evangelho que ele encontrou a fonte e raiz de seu carisma peculiar.
O carisma confiado a Dom Berning, fundador da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria e sustentado por sua forte experiência de Deus, permitiu-lhe ouvir e atender o apelo Missionário, em favor dos mais necessitados da “diáspora” no Norte da Alemanha, incluindo outros países.
As Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria herdaram o carisma missionário-mariano: são chamadas a ser continuadoras do projeto evangélico iniciado por Dom Berning. Maria, associada à missão de seu Filho, é modelo (exemplo) para cada Irmã e toda a Congregação (Const. p. 12 e 20).
O fundador lembra muitas vezes as Irmãs de que é preciso contemplar Maria, a serva, que em qualquer situação se coloca como missionária por causa do Reino, e assim poder seguir sua orientação fazendo tudo o que Jesus disser (Jo 2,5).

MISSÃO

         A Missão das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria é colaborar na evangelização, como discípulas missionárias, a serviço do Reino, para despertar, confirmar e propagar a fé do jeito de Maria, priorizando as realidades de diáspora, especialmente onde a vida está ameaçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário