quarta-feira, 5 de outubro de 2011

“De olhos fixos em Jesus, que Nossos Olhos se Abram”.

Hino da Assembléia Nacional da CRB 2011.
        De Olhos fixos em Jesus, avançaremos sempre além. Fazendo história, fiel memória do Verbo Eterno neste chão. Nosso horizonte, meta e luz é o seu Reino que hoje vem. E o  ponto ao qual nós chegamos, nos leva á mesma direção!
       Avançar exige disposições redobradas, prosseguir requer horizontes a perseguir. Daí o sentido para nós hoje no aqui e agora: De olhos fixos em Jesus. Que nossos olhos se abram! Tais interpelações sinalizam para a vida religiosa consagrada que se reconhece necessitada de bem focar seu olhar, sua opção de vida, sua direção, o sentido de seu ser e existir. O brado por ver é também experiência vivida por muitas pessoas da VRC. Necessitamos ver melhor o horizonte a perseguir, as opções a realizar, o lugar a ocupar, as iniciativas a priorizar, as renúncias a fazer o testemunho a dar. Reconhecendo a cegueira em várias áreas de nossa vida, Clamamos: Que nossos olhos se abram! Para recuperar a visão, pressupõe-se que se tenha consciência da deficiência, que se queira realmente ver, que se lute por ver, que haja empenho pra ver. Só quando se quer realmente ver, e ver bem, é que se percebe o quanto se está deficiente na visão.  Somos convocadas a focar nosso olhar, não em idéias, figuras ou imagens virtuais, mas numa pessoa, Jesus de Nazaré, o anunciador do Reinado do Pai, o homem cheio de ternura e misericórdia, aquele que andou pelos caminhos da galiléia, que foi a Jerusalém e lá padeceu o suplício da cruz, o Verbo encarando do pai, nosso Salvador e Redentor, o crucificado e ressuscitado È que a VRC, ao longo da história, tenha acumulado camadas de escamas em seus olhos e hoje esteja necessitada da imposição de mãos para que seu olhar fique límpido. A palavra de Deus é, certamente o instrumento fecundo e eficaz para a cegueira da VRC, e com certeza nos levará a ter o olhar iluminado pela contemplação do tesouro: A vida e Missão de Jesus, que tem como cerne o Reinado de Deus. Focando bem nosso olhar, compreendemos que a Consagração religiosa, a rigor, qualifica para bem ver. Por meio dos conselhos evangélicos, a VRC, em sua intuição originária, é portadora de uma visão iluminada. A Pobreza possibilita um olhar despojado. A obediência qualifica para a liberdade do ver. A castidade gera limpidez do olhar. Como os cegos á beira do caminho em Jericó, a VRC clama: Que nossos olhos se abram! Que possamos ver novamente, que Jesus nos proporcione um novo modo de ver, que possamos ver sob a luz de Deus, pois, por vocação, somos detentoras de um olhar iluminado, destinados a ver do jeito que Jesus vê.A fecundidade da VRC depende da intensidade, da vigilância e do cuidado do tesouro. Tesouro-talento é o dom que Deus oferece com a qual cada uma pode construir a felicidade ou a infelicidade, depende da fé e dedicação aplicada nele. Talento é o amor ativo que cada fiel discípulo de Jesus desenvolve em relação à humanidade a toda a criação.
                                                                                          
                                                                                                                             Irmã Maria Vieira Feitoza, ICP.

Um comentário:

  1. Olá... "De olhos fixos no Senhor" estou precisando desta cifra e não encontro ...poderia me enviar por favor.
    brattineide@gmail.com

    ResponderExcluir