quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tendências da Vida Religiosa Consagrada.

Viemos de Onde?Onde estamos? Para Onde vamos (tendência)
Refletir: Nessa mudança, nesse movimento, a gente acumula ou perde valores?
1.      De comunidades fortemente estruturadas onde todos/as estavam juntos/as nos atos comunitários PARA o desafio de não estar juntos/as por causa dos choques de horários. E a comunidade?
2.      Da uniformidade de roupas, interesses e comportamentos PARA mais individualidade, subjetividade e pluralismo. O que ainda nos une?
3.      Da autoridade inquestionável do/ da superior /a PARA umas lideranças mais participativas, circulares e transformadoras. Como fica a obediência?
4.      De uma separação rígida do mundo PARA uma inserção no meio do povo e da cultura, nas periferias, fronteiras, situações de exclusão. É profetismo ou perca de identidade?
5.      De grandes comunidades com relações impessoais PARA grupos de dimensão reduzida, com relações mais estreitas, partilha afetiva, efetiva e espiritual. Dá para agüentar?
6.      De grupos quase totalmente enclausurados com relações intensas muito controlados PARA acesso ilimitado ao mundo virtual. Quem é o meu próximo?
7.      De modos de rezar solenes e formais PARA momentos de oração de coração onde se partilha a vida e a Palavra, num ambiente aconchegante. Ainda é oração oficial da Igreja?
8.      Da atenção exclusiva ao religioso PARA o cuidado com o humano, a integração de todas as dimensões na busca espiritual. A Psicologia substitui a fé?
9.      De uma ascese rigorosa PARA a leveza da vida, o bem estar, o comodismo, a mundanização, o emburguesamento. É progresso ou decadência?
10.  De uma cultura marcada pela culpa, o pecado, a penitência, PARA uma mentalidade de abertura, tolerância, permissividade. Ser livre e ser independente é a mesma coisa?
11.  De uma pobreza estreita e formal PARA uma simplicidade voluntária e a solidariedade com a mãe terra. Temos algo a ver com essa tal ecologia?
  1.  Do medo da sexualidade PARA um celibato límpido, amoroso, e uma comunidade de amigos /as no Senhor. Ainda é possível no mundo de hoje?                                                    
Fonte: Irmã Annette. Encontro das Congregações Brasileiras. Nova Tento /SC - 22 a 26 de agosto de 2011
Organizadora: Irmã Maria Vieira Feitoza, ICP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário